Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Arte ou Moda?


O que se questiona bastante em qualquer temporada de moda pelos "entendidos" e os "leigos" do mundinho fashion é ate que ponto moda pode ser considerado arte, ou mesmo, roupa pode ser considerado arte?
Literalmente falando, roupa, vestimenta e indumentária possuem a mesma função: proteger e cobrir a nudez (em alguns casos). No entanto, o que se observou durante a evolução humana foi justamente o aperfeiçoamento desta função literal, onde a roupa passou a agregar valores etnicos e logo depois virar personagem principal numa sociedade onde a expressão (comunicação) é a sua base.

E para ser protagonista da sua propria vida nesta sociedade conturbada, ser e TER o diferencial nesta comunicação através do que você veste é fundamental. Então o que se vê na passarela  nada mais é do que o reflexo destes novos requesitos para talvez se encaixar neste meio. Mas imagino que neste exato momento você deve estar se questionando sobre as "Bizarrices" que trotam passarela adentro com uma placa pendurada no pescoço escrita "Ês aqui a ARTE!" ou "Eu sou o Futuro" e até mesmo "Eu sou VOCÊ, não te contaram?" É realmente complicado muitas vezes interpretar o que se vê em uma passarela (ou até nas ruas), mas quando alguém vem até mim e faz uma pergunta tipica "Isto aí é para se usar?" a resposta soa até um pouco reflexiva para mim. Talvez, você usaria?

Destrinchando este dilema entre moda e arte, acredito que tudo é válido e que esta "tendência" de unir algo tão expressivo como a roupa com fundamentos artísticos está longe de acabar. Apesar de Jean Paul Gaultier (estilista que fez o peito de cone de Madonna) afirmar durante uma palestra ao Pense Moda nesse ultimo mês "Não confundam moda com arte", na verdade se referia aos pensamentos corporativos onde se exige que as roupas sejam apenas atrativas e cada vez mais descartáveis. É uma loucura toda esta corrida para fazer mais e mais roupas que em dois meses estarão "Out".

Enfim, o que quero dizer com este dialogo um tanto ambíguo (em certo momentos), é que não precisamos nos questionar milhares de vezes antes mesmo de sair de casa se aquela roupa que você escolheu (seja ela arte ou não) está impropria para sair nas ruas. O mais importante é estar confortável e passar a imagem que você deseja, vestindo arte ou não. O que na verdade não acredito ser interessante é vender "Gato por Lebre", o que algumas vezes vemos na passarela é algum estilista sendo pressionado para criar algo com embasamento artístico (coisa que as vezes não tem) e que seja descartável suficiente para daqui a 2 meses ter de criar mais outra Lebre que será vendida novamente como Gato.



Let´s Enjoy!



3 comentários:

  1. E VOCÊ ACHA QUE MODA É ARTE?
    COITADA DA VERDADEIRA ARTE QUE FOI DETURPADA POR ESSES INDGNOS MERCENÁRIOS CAPITALISTAS QUE S´VISAM LUCRO QUANDO FAZEM ESSAS "ARTES ESPALHAFATOSAS"

    ResponderExcluir
  2. Acredito que moda PODE sim ser considerada arte em alguns momentos. Mas de fato o que se ver por aí nada mais é que um produto atrativo e descartável. Nada mais e Nada menos. Vantagens? A indumentária vem deixando de carregar suas taxas pejorativas. E nos libertando cada vez mais do famoso dito "Isto é para mulher" ou "Isto não se deve usar!"

    ResponderExcluir
  3. Lembremos que o conceito de arte é cultural, e pode também ser passageiros. Assim, dizer que uma coisa é arte ou não, ou ainda defender a 'verdadeira arte' pode ser uma falácia, visto que não existe uma arte verdadeira que se queira alcançar. Se moda é arte ou não, se hoje, ontem ou amanhã, é apenas uma questão cultural e entenderemos como tal apenas na leitura de um tempo, eu acredito. Anônimo, eu te digo que eu ainda sou mais radical que o espião da moda. Eu estudo o futebol como arte,imagine. Louca? Posso ser. Isso me aproxima ainda mais do que digo. Enfim, ficam as provocações, ótimas, para a gente debater, sempre, sem donos da verdade, esses coitados, desavisados, que não sabem ainda que ser dono da verdade é impossível, já que ela nem sequer existe.

    ResponderExcluir