Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Meu Estilo!



Uma pergunta sempre me perseguiu desde quando eu entrei no curso de moda. Eu sentava e parava para observar as milhares de pessoas que passavam por aquele lugar, e claro, existiam padrões que se destacavam mais que os outros mas existia uma diversidade que me fez parar e perguntar: "Qual o meu estilo?"

Assim como muitas outras pessoas (apesar de estar em um curso de moda) eu tinha plena convicção de que me vestia normalmente e apenas tinha um bom gosto como diferencial. Mas quanto mais eu observava aquelas pessoas mais duvidava desta minha ideia inicial. Afinal, que coisa é esta que chamamos de estilo que pre-define tanto assim uma pessoa?

Segundo um dicionário qualquer, estilo é a maneira especial ou característica de dizer, escrever, compor, pintar, esculpir, etc. Considerando esta definição ao pé da letra, eu poderia me considerar uma pessoa de estilo, afinal de contas todos temos um jeito próprio de viver e fazer as coisas, não é? Bem ... não é bem assim. Segundo a evolução "natural" de certa camada da sociedade (que acredito ter batido com a cabeça na calçada e de lá levantar usando um Louboutin de 15cm), as pessoas são dividas entre os estilosos ($$$) e os comuns.

No entanto, o que se constata nas ruas é algo com uma nova "roupagem" bem interessante. Cada cidade é influenciada de forma diferente (logicamente), no interior podemos ver o domínio da influencia da televisão sendo conciliada com uma falsa moralidade do tipo: Sabe aquela sua colega de sala que usa um lápis de olho um pouco acima do que é normal , tingiu o cabelo de loiro e você vive a falar mal dela pelas costas? Pois no fundo você gostaria de ter um pouco da ousadia que ela tem e poder usar quem sabe um salto alto para ir ao trabalho, que você nunca teve coragem de usar porque segundo a novela das sete isso é coisa de "tabareu".


Na capital a situação se torna um pouco diferente, a influencia principal é a internet mais especificamente o seu facebook. Isso mesmo você não leu errado! Bem, vou explicar melhor ...
Sabe aquele seu vizinho que você o considera super Cult que acabou de voltar das ferias em Paris? Ah! Claro que você sabe, todo mundo vive online no facebook nem que seja para dizer um irritante e periódico "Bom Dia". Então, na capital todo mundo é "tirado" a Cult, desde o seu vizinho que estava de ferias em Paris até mesmo a Elza que lhe assaltou de frente a livraria do shopping e este tipo de pessoa acaba "influenciando" todos os outros "Cults" de sua rede social.
Mas o mais interessante é que existe ainda um estilo supostamente mais superior que os ditos "Cults" pelo que pude reparar. São os autodenominados "Alternativos" que é muito mais uma forma de autoafirmação do que mesmo um estilo. São aquelas pessoas que se consideram a "nata" da sociedade por talvez estarem psicologicamente, socialmente, economicamente (nem sempre), esteticamente superiores a normalidade. E para completar todo este sistema de castas, existe os mortais que estão ali para ser a "escoria" da sociedade comendo, bebendo e vestindo o que pode e dotados de PÉSSIMO gosto cultural (engraçado dizer isto porque eles são a grande "massa" desta sociedade).

Retornando as minhas observações, percebi que eu realmente tenho um estilo. E posso dizer que o Meu Estilo não se encaixa em nenhum daqueles que pude notar, nem os pertencentes do interior e tão pouco os da capital. O Meu Estilo de vida nada mais é do que apreciar as coisas do jeito que elas são tentando (ao maximo) sempre respeita-las e contribuir da melhor forma para que todos possam ter seu estilo de vida sem agregar nenhuma taxa pejorativa que os ditos "estilosos" pre-definem as pessoas.

E você ... Qual é o seu estilo?



Let´s Enjoy!


Nenhum comentário:

Postar um comentário