Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Imagem!



Com a citação do livro Moda & inconsciente faço uma pequena introdução do que este post irá abordar hoje:
"... na pulsão escópica, existem três formas de prazer diferentes: o prazer de se ver, o prazer de olhar e o prazer de se mostrar"

Aonde quero chegar com esta citação? Bem ... ontem a tarde enquanto ia para o trabalho comecei a reparar olhares diferentes em minha direção. E posso afirmar piamente que não eram olhares do tipo "Quê isso!?" ou "Quê coisa estranha" pois conheço este tipo de "olhar" (in)felizmente.
Mas então, o que estava atraindo a atenção das pessoas? Com esta indagação, parti então para o assunto "oculto" da moda de rua: As mensagens que a minha imagem envia.

Quando vou me arrumar para qualquer situação (e as vezes confesso que até para ficar dentro de casa) me faço a mesma pergunta todos os dias: "O que eu quero vestir hoje?" e em alguns casos quando vou a algum lugar onde sei que serei julgado pelas pessoas que usam como critério velhas concepções, uma segunda pergunta surge: "Qual imagem eu quero passar?" e aqui entre nós ... geralmente acerto nestas escolhas.
Mas ontem realmente fiquei surpreso, qual a imagem que as pessoas estavam enxergando?

Na verdade ... não me dei ao trabalho de tentar desvendar o que eles estavam interpretando e parei para refletir ... por quê me preocupar em tentar desvendar os mistérios que se passam na cabeça de outrem? Quando paramos para pensar sobre isto na verdade apenas fazemos milhares de suposições de como a "cabeça" do receptor desta minha imagem fora formada e assim tentar talvez levantar outras suposições de como esta imagem fora (de)formada na cabeça deste receptor. Ou seja, não adianta nos debruçarmos para tentar desvendar a interpretação que os outros terão da sua imagem pois além do velho pensamento "Cada cabeça um mundo", a construção de qualquer imagem está ligado muito mais a formação cultural como individuo do que como sociedade.

Logo, não vou ser hipócrita em dizer "Vista o que quiser e não se importe com que os outros dizem" até porque eu também me importo. Mas não nos apeguemos a imaginar como alguém irá interpretar a sua imagem, na verdade o interessante é ter uma leve noção cultural da sociedade ao qual você está e lembrar sempre da minha primeira pergunta antes de vestir qualquer coisa: O que eu quero vestir hoje?


Let´s Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário