Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

On Radio!


Neste fim de semana passado, aproveitei que estava sozinho em casa para poder botar em dias meu acervo de filmes. Por um belo acaso fui assistir um filme chamado "Bom Apetite", digo por um acaso porque geralmente eu leio a sinopse e pesquiso sobre o filme antes de poder passar 2h diante da TV. E neste caso apenas o nome  serviu de atrativo, assim como "Comer, rezar e amar" e o trailler de "Julie & Julia com Meryl Streep. Por que será heim?
Enfim ... o objetivo deste post não é destrinchar aqui o quão belo é um filme europeu e sua belíssima arte de retratar nas telas a vida humano de forma tão simples e tão especial. E sim, para contar a vocês meus queridos leitores um achado magnífico deste filme: a trilha sonora. Uma em especial me cativou profundamente e acredito que assim o fará com você que tem a coragem de ler meus textos gigantescos (comparados a outros textos relacionados a moda).

A trilha em questão se chama "Strange Things Will Happen" do disco Lesser Matters da banda com um nome bem interessante: The Radio Dept.


A banda com uma certa influência do Pet Shop Boys entre outros, faz um estilo alternativo e nesta musica em particular tão cativante e confortável ela mostra o quanto ela faz este estilo. 
E por falar em alternativo, lembrei de um fato muito interessante que um dia me deparei no twitter. No meu histórico tinha um tweet que dizia mais ou menos assim: "Por que as pessoas ficam com raiva quando algo cult ou alternativo vira popular?"

De fato, conheço um numero interessante de pessoas que carregam o rotulo de "alternativas ou "Cults" e sei que elas não gostam MESMO quando algo que eles aprovam como música, programação de TV ou lugares caem no popular. Nunca tive a oportunidade de pergunta a eles o por quê disto tudo, mas como admirador coadjuvante deste mundo "Cult" me fiz esta pergunta certa noite.
Por que eu não gosto quando algo deste mundo se torna tão popular? 
Levando em consideração os meus padrões e que eu não sou nenhum protagonista do mundo Cult, qual era o real motivo de não aprovar as adaptações ou a massificação de uma musica por exemplo?

E lá estava a resposta, andando nas ruas e ouvindo adaptações e até mesmo as massificações de musicas do qual eu era o protagonista, do tipo: Bad Romance, Tik Tok ou Halo. E posso confessar que eu não dei de ombros como achava que iria fazer, porque como adepto da cultura POP, está é a função dela. De certa forma até fico um pouco contente quando vejo estas musicas na ruas (mesmo sabendo que estão old), porque de certa forma sei que as pessoas que param para ouvir estas musicas estão saindo aos pouquinhos de talvez uma ditadura de um estilo musical tão forte na Bahia como o pagode ou a seresta. Porque assim como para nós talvez fique estranho sair dançando um estilo tipico baiano para eles também é difícil entrar em um bar depois de um baba ouvindo Bad Romance num radio de pilha.

Então sejamos tolerantes com relação ao estilo musical de cada pessoa, sabendo que isso está atrelado a muitas outras coisas como o meio, estilo de vida e até mesmo religião. Embora seja difícil suportar fazer uma prova de resistência como fiz no ultimo domingo (ENEM) ao som de Silvano Sales (casa da vizinha).


Let´s Enjoy!


Nenhum comentário:

Postar um comentário